domingo, 31 de julho de 2011

PRISÕES


São muitas as prisões que nos encarceram em padrões pré-estabelecidos, represam nossos instintos, tolhem nossa perspectiva e nos impedem de ver o que está do outro lado da montanha.
 Prisões são as idéias feitas, os preconceitos, os costumes, as tradições. O conformismo, a mesquinharia, a intolerância, a pequenez.  Quanto vale em termos de distâncias um "Quero”? Que estranho movimento da alma é este que faz que quanto mais benigno seja o desejo mais difícil se torne concretizá-lo? Hoje é muito difícil para eu escrever de forma ordenada... No entanto, em tom de Impacto, lá vão as idéias: Parece que acabo de sair de uma anestesia. Meio zonzo, tonto, descordenado. Naqueles dias em que o tempo tem um ritmo próprio cuja velocidade varia de segundo em segundo. A adrenalina começa também a baixar e o cansaço revela o seu rosto.
Hoje acordei e percebi que, se tudo correr bem, daqui a um mês voltamos todos a estudar.
Senhores colegas aprendizes de feiticeiros... Nas nossas correrias acadêmicas necessárias e positivas temos andado iludidos! Creio que não será o exame o nosso verdadeiro desafio. Esse é tão só mais uma rotina, ainda que com o seu óbvio grau de dificuldade. É apenas o culminar de um percurso longo de anos em que aprendemos a estudar. Temos a experiência do nosso lado.
Mas inevitavelmente são estas experiências que conseqüente viram a responsabilidade que carregamos e a passos largos vão se aproximando de nós.
Qual exame, qual carapuça! Este é o grande desafio que nos é proposto e que já me vai inquietando no sentido positivo que o termo tem: passar para a vida real e tornar eficaz tudo aquilo que fomos aprendendo ao longo destes anos.
Por isso hoje pergunto a ti e a mim mesmo, numa retórica à qual só te desafio a dar uma resposta silenciosa, interior e eficaz... Em termos de caminhada pessoal e humana - e afastando-te da doce tentação livresco-académica que naturalmente deve estar te sobrecarregando de fragilidades, reconheces em ti o que deves fazer de concreto, já hoje, para mudares/enfrentares aspirando um futuro cada vez mais próximo, para ser um bom gestor?
Ainda há bastante tempo para serenamente mastigarmos isto tudo como deve ser, escutarmo-nos e a quem nos rodeia, sorrirmos e chorarmos, mas, quer queiramos quer não, há mais vida para além da consciência que chama por nós e nos vai discretamente interpelando a dar respostas. Não nos demitamos de a curtir e enfrentar!
Hoje tenho uma idéia simples na cabeça. Não vou escrever muito... Acho que muitas vezes as melhores idéias são as mais simples.
A vida é como a água de uma represa. Corre... corre... e enche o lago. Se a deixarmos acumular a água fica inerte e eventualmente estaguina-se... No entanto, ao abrir as comportas, deixando-a fugir e seguir o seu curso descobrimos a energia que transmite na sua essência.
Hoje, sabendo isto, quero muito sentir este fluxo de vida que inevitavelmente terei de gastar...

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog