sábado, 1 de dezembro de 2012

Sem meu Blog nada seria ..Hoje ele faz parte da minha Vida...!

Sou Espirita graças a Deus!

Em um mundo onde as pessoas calam e se omitem, onde para serem promovidas, ou aceitas, eu não me disponho ao "politicamente correto" quando ele veicula a mediocridade ou a injustiça. Seja no concurso, seja na teologia, seja no cotidiano profissional, estou bem acostumado a ser atacado, mal interpretado etc. Até como pensador passo isso: criei a tese da legitima defesa antecipada, fui o primeiro a falar em Publico e dar minha cara para bater sem medo de falar o que penso... Tudo isso objeto de críticas, algumas ácidas. Mas devo confessar: não saberia viver de outro modo,sem o Blog do Lobo não saberia viver sem professar aquilo em que tenho fé. As pedras me darão, sempre, orgulho, se eu as receber em meu corpo por um bom motivo. E, claro, como alguém que tenta seguir o Cristo, sempre que houver um apedrejamento, meu dever religioso (e, como cidadão, e funcionário publico com orgulho, também meu dever cívico) é o de que eu esteja do lado certo das pedras: nunca as jogando, se possível protegendo alguém de recebê-las e, se elas estiverem vindas em minha direção, que seja não por meus pecados, mas por condutas minhas que agradem ao Pai ou que tornem o mundo mais justo.
Nesse meio todo, em que tantas pedras existem e voam, também tenho recebido guardins, leves, macios, gentis. Você me jogou algum. Obrigado. Isso mostra um pouco de sua pessoa. Só quem tem guardins na alma pode jogá-los ao mundo. Ninguém pode dar o que não tem. Que os guardins que você me jogou sejam sus também, que amaciem seu caminho nessa estrada ‒ chamada vida ‒ cheia de pedras, mas de flores também." Amo o cristianismo, mas não me considero proprietário dele. Neste lugar, sou empregado, não dono ou supervisor. Acho que falta aos cristãos olharem mais para as traves em seus próprios olhos do que para os ciscos alheios. E sobre minhas traves, registro que não sou perfeito, mas posso dizer, como disse Martin Luther King Jr., "Não somos o que deveríamos ser, não somos o que queríamos ser, mas, graças a Deus, não somos mais o que éramos." O cristianismo não fez de mim, ainda, um bom cristão, mas fez de mim alguém muito menos ruim do que seria sem Cristo.
Um Grande Abraço meus Amigos e leitores!!

Caminho da Morte...Sempre em frente...!!


Finalmente, é hora de cada um escolher seu lado. Os policiais e políticos "arregalados" pelas fortunas do tráfico finalmente terão que tomar uma única posição nesse tabuleiro. Por mais pavor que transmitam os carros incendiados e o pânico fazem parte de um processo onde os traficantes aprenderão a não desafiar o poder público, onde os oficiais de Justiça voltarão a fazer intimações nas favelas e a segurança pública passe a não ser mera utopia.
Claro que há uma série de cuidados, direitos e garantias a serem respeitados. Não é disso que estamos falando, isso é o óbvio em um estado democrático de direito. Estamos falando que por mais triste que seja ainda é melhor que em lugar do antigo compadrio e inércia esteja ocorrendo a Guerra
Nenhum processo de limpeza seja de uma infecção ou uma cidade, e nenhum processo de construção, seja de uma casa ou de uma cultura, ocorre sem custos, mas nenhum custo é maior do que abrir mão da limpeza e da construção quando necessárias.
A guerra irá continuar por mais um tempo, é certo. Os traficantes irão seguir para outros locais, depois outras cidades. O Estado não poderá esmorecer tão cedo. Mas a cada dia os mercados para o crime atuar serão menores, a ousadia abusada terá sua cerviz partida e os meninos não olharão mais para os traficantes como modelo de sucesso e paradigmas a serem copiados.
Vai demorar, vai doer, mas dos males o menor: que essa guerra, mesmo que longa, defina quem são os donos da cidade. Que o povo vença, afinal, por intermédio de seus servidores públicos e representantes.

Direito nem sempre...!!!


Foram 5 anos e quatro meses voltados a um evento. Em todo lugar, bancas de jornal, na Internet, na televisão, nas filas de banco, padaria, supermercado (e o carvalho a quatro!), o assunto estendia somente..... Lá, o brasileiro deve ter um problema crônico de autoestima ou deve ter muita para querer demonstra lá para Deus e o mundo. Gostaria de ver esse entusiasmo sendo usado para sanar nossos problemas sociais, por isso Brasília é um verdadeiro "parque de diversões" cuja 99,9% da população não pode "brincar". Acabamos de criar o efeito Robin Hood ao inverso, dá mais para quem já tem muito! No Brasil é latente a "síndrome” Estas rápidas e curtas palavras são dirigidas a você, meu colega de profissão, meu colega de área jurídica. Não sei se você acabou de se formar, se talvez ainda nem tenha passado no Exame da OAB, se está sonhando com uma pós ou MBA, ou um concurso, ou se está "ralando" no começo de sua história na advocacia. Qualquer que seja o seu caso, colega, saiba que você está. Além, é claro, do status e da certeza de poder ajudar a melhorar a vida, nossa, da nossa família e do país. Vou contar algo que pode parecer esquisito para você, e foi por isso mesmo que decidi escrever: estão sobrando vagas! Está faltando gente no mercado! Estão faltando advogados, professores, concurseiros. SIM! É isto mesmo. O mercado não está, como muitos pensam, saturado. Então, se você está achando que tem gente demais, entenda: o mercado não precisa de gente, mas de ... "gente qualificada". Então, anime-se: se você se dispuser a buscar a excelência, se você se dedicar e obtiver conhecimento e habilidade para qualquer desses ramos, certamente terá muitas portas abertas e vai poder escolher o que fazer, onde, como... e quanto vai ganhar por isso. O mercado tem muita gente, mas poucos são os que se diferenciam por sua capacidade profissional e técnica. Se você se diferenciar, mesmo que leve algum tempo, haverá muitas ofertas de trabalho. Pague seu preço para ser bom, competente, que seu espaço estará garantido. Seja leal, educado, honesto, trabalhador e competente... E as pessoas procurarão você para ser advogado, professor, sócio, conselheiro, consultor. E se você quiser, fará concursos e será bem sucedido também. Quando a pessoa é competente, pode escolher se estará na carreira pública, na privada, ou em ambas. Se vai advogar sozinho, em grupo, para empresas, der aula, escrever, servir ao público, qualquer coisa. Literalmente.
Se ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe. Isso é possível aprender. O mundo pertence a quem faz Direito... Não a quem fez Direito... Bons ventos....!!


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Não basta se formar....

Ser advogado é viver o direito. Viver o direito e para o direito, sempre imbuído do espírito de Justiça, sem esquecer que a Justiça é feita pelos homens, seres falíveis.
Ser advogado é trabalhar muito. Trabalho duro, a qualquer hora, mas muito honroso para quem o faz com dedicação e honestidade.
Ser advogado é necessariamente ser estudioso. Estudo que é fundamental para o desempenho digno da profissão.
Ser advogado é gostar de ler. Ler, ler muito para convencer.
Ser advogado é ter paciência. Paciência para solucionar os conflitos e alcançar a paz.
Ser advogado é ter perseverança. Perseverança para não desistir quando encontrar obstáculos, que são muitos.
Ser advogado é viver a luta pelos direitos do cliente. Luta para defender os direitos do cliente, sem descurar da ética e da moral.
Ser advogado é ser humilde. Humilde para reconhecer seus erros, bem como para aceitar e compreender os entendimentos contrários.
Ser advogado é ser destemido. Destemido para defender os interesses do cliente, enfrentando, com respeito e acatamento, os adversários e as decisões adversas, lutando sempre para vencer, como se fosse a sua última demanda.
Ser advogado é ter coragem. Coragem para enfrentar as dificuldades e os problemas do dia-a-dia.
Ser advogado é saber sofrer derrotas. Derrotas que fazem parte da advocacia, que devem ser aceitas com naturalidade, sem, contudo, se acovardar ou desistir, pois aceitar a derrota não significa ser derrotado, mas sim respeitar o que não lhe é favorável, buscando, dentro dos procedimentos legais, reverter à situação, quando possível, e sobretudo fazer da derrota verdadeiro aprendizado.
Ser advogado é ter criatividade. Criatividade para buscar a solução para o problema do cliente, que nem sempre é através de ação judicial, bastando, muitas vezes, uma boa conversa.
Ser advogado é ser sincero. Sincero para dizer ao cliente que a causa é difícil, explicando de forma clara os riscos da demanda, não causando falsas expectativas naqueles que lhe confiaram a causa.
Ser advogado é saber ouvir. Ouvir não somente os mais velhos, mas também os mais novos, bem como o cliente, o adversário, o juiz e todos aqueles que trabalham com o direito, para assim adquirir experiência e confrontar idéias, defendendo melhor os interesses do cliente.
Ser advogado é lutar por um ideal. Ideal de Justiça e Paz, porquanto a paz é o desiderato último do Direito e da própria Justiça.
Ser advogado é, além disso tudo, buscar a paz social, pacificando os conflitos de interesse. Paz, sem a qual a sociedade não sobrevive, fim último da Justiça e do Direito, que buscam a convivência harmônica e pacífica dos homens.

Fim das Besteiras Sociais...Facebook dias contados...!!

Quantas besteiras e tolices e asneiras ainda haveremos de ouvir, ler e ver no facebook? É um lugar democrático tudo bem... Talvez eu também de vez enquanto escreva uma ou outra besteira (é humano), mas cá pra nós ta ficando uma bela porcaria só se vê promoção pessoal e mentira social criando um clima de pura comedia urbana e falácias contemporâneas... Cadê a qualidade nas postagens cadê a crítica construtiva cadê a informação real... E por ai vai ....o facebook desse jeito esta com os dias contados mas um modismo serial,incorreto politicamente em alguns momentos e como diz o ditado .... Engorda...!! Já se fizeram tal pergunta? Não, falo sério. Nada de brincadeirinhas com este post…Fico imaginando ainda o quanto me resta de tempo (digamos que tenho uma bola de cristal) para presenciar a tolice humana. Será que nunca vai se esgotar o repertório de canalhices? Claro que se trata de uma perguntinha retórica. Mas vendo as coisas por outro prisma: se é tão certo também que a inesgotável criatividade humana para usar seu lado asneira é infindável, igualmente o é sua capacidade de criar algo mais valioso e permanente. Entre aquelas coisas que suplantam as asneiras, estão às artes. É um grande consolo pensar assim, cá entre nós. Uns têm a religião. Para outros, a arte é uma forma de religião, penso eu. Amém. PS: Ok concordo: este post pode bem liderar tua lista de baboseiras…

domingo, 25 de novembro de 2012

O homem para viver em sociedade necessita, seguir um código de conduta pré estabelecido pela coletividade que determina o seu comportamento perante si e perante os outros. Contudo, esse código não é fixo, ele é mutável e obedece períodos históricos, classes sociais, interesses das mais diversas naturezas.
Vive-se cada vez mais para ter e não para ser. As relações são virtuais, os bens são passageiros, os aparelhos eletrônicos são cultuados como semideuses. É a padronização da vida, onde o ideal é fazer aquilo que está na moda. O que fica de tudo isso é que nunca tanta coisa foi descartada com tanta facilidade como se faz nos tempos contemporâneos. Tenho a impressão que o que persiste intimamente é um vazio que a roda do consumo não consegue preencher.

Caminho do Meio!

Fico pensando que existem coisas que o homem, com toda sua engenhosidade não conseguiu criar como a água, a harmonia do universo, ou os astros. O poder que governa os astros, a força da criação de animais e plantas, dá provas da existência desse princípio inteligente que coordena o universo.Não é a toa que entendo aquelas pessoas que buscam um caminho, um direcionamento sistemático para a vida. Me identifico das vezes que busquei arduamente meu caminho, o meu direcionamento. Hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser, o meu atalho, já não ouso falar mais em caminho, nem em direcionamento.Hoje para mim basta uma forma, um modo de andar com linearidade por me dá por satisfeito. Penso no atalho que a vida nos leva a seguir com sombras refrescantes e reflexo de luz entre as árvores, o atalho onde eu seja mais do que nunca eu, e isso ainda não encontrei. Mas sei de uma coisa, meu caminho não é somente eu, é também formado pelos outros. E quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salvo e pensarei: finalmente encontrei o meu ponto de chegada.
Caridade
Meus, Deus, para que eu possa cumprir o grande mandamento: "Ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo", permiti que invoque o auxílio de São Jorge, me protetor.
São Jorge, vós que perdoastes o imperador Diocleciano e os carrascos que vos torturaram e tomastes a defesa dos cristãos perseguidos, ajudai-me a perdoar os que me ofendem e fazem sofrer injustamente.
Ajudai-me a suportar os que me irritam e esgotam a paciência.
Fazei-me mais amável para com meus familiares, para com meus superiores, meus companheiros de trabalho.
Tornai-me mais compreensivo com os meus subordinados, mais caridoso com os pobres, mais generoso com os necessitados, mais solidário para com os que sofrem.
São Jorge, meu Santo guerreiro, que só fazeis guerra à maldade e a injustiça, não permitais que o ódio entre em meu coração, mas conservai sempre em mim o amor a Deus e ao próximo, que é o distintivo dos discípulos de Cristo e o estandarte dos filhos de Deus. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

No caminho do Bem!

Parafraseando Chico Xavier, não sou nada além de um operário incompleto, e lotado de defeitos, dessa grandiosa oficina de amor criada por DEUS, e brilhantemente administrada por Jesus, e sua legião de Luz. Meu desejo é, como você, ter Paz, lutar contra minhas mazelas e, buscar a Luz através do melhoramento moral e intelectual, seguindo a lição básica ministrada por Kardec: “Fora da caridade, não há salvação.”No Espiritismo encontrei os ensinamentos, a lógica das Leis, alcançando assim, a compreensão dos desafios que atravessei, e que atravessarei em minha jornada. Na espiritualidade, a Paz de Espírito, trabalho ativo, amor incorporado. Mas, também, encontrei o preconceito, a falta de conhecimento religioso, e práticas equivocadas. Desejo aqui ilustrar, o que é a Espiritualidade, como ela pode ajudar na mudança de caracteres quando praticada com amor, baseado na lição da caridade, e na profunda dedicação ao próximo, como pregou Cristo em Marcos. A caridade é o único caminho. Ao doar-nos ao próximo, fazemos a nós mesmos, essa é a bandeira do Cristo. Resgatemos, portanto, nossos débitos pretéritos pelo amor, unamo-nos em torno de uma vida cheia pelo ideal sagrado de ajudar aos que sofrem, aos que choram. DEUS, criou-nos seres interdependentes, justamente para que a Lei da caridade seja exercida em todo o seu sublime significado. Pois as vibrações do amor e da caridade funcionam como um espiral, que começa em um ponto, e vai envolvendo aqueles que estão próximos, e que por sua vez também vão envolvendo outros

Pesquisar este blog