terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Existe três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda.

O destino de alguém não é nunca um lugar, mas uma nova forma de olhar as coisas. Nossas atitudes impensadas, nossa ira por fatos irrelevantes, nosso individualismo e nossas críticas injustas, nos deixam expostos a uma represália resultante, que nos levará à perda de um bom amigo e à conquista de um grande inimigo. Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. Pois a grandeza vem não quando as coisas sempre vão bem para você, mas a grandeza vem quando você é realmente testado, quando você sofre alguns golpes, algumas decepções, quando a tristeza chega. Porque apenas se você esteve nos mais profundos vales você poderá um dia saber o quão magnífico é se estar no topo da mais alta montanha.

Pensando na Vida

Engraçado, eu sempre fiquei pensando em que momento da vida foi criado esse sentimento....a amizade. Quem será que compôs o primeiro par de amigos da face da terra? Fico imaginando que eles devem ter tido muitas dificuldades nesse relacionamento, afinal foram os pioneiros em dar carinho, aparar arestas, serem muitas vezes incompreendidos e ainda assim estarem sempre de braços abertos para receber o outro quando preciso. Bom, mas o tempo passou e hoje já sabemos muitas coisas sobre amizade. Há de ser entender que a amizade não é algo somente que nos traz alegrias e esse é o maior desafio dela. Há de se aceitar que se pode ter amigos diferentes de nós, em raça, religião, temperamento, criação, cultura. Isso na verdade não é importante na amizade. Há de se saber que as regras principais da amizade são o respeito, a consideração, a tolerância e a humildade. De um tempo pra cá vim pensando em me desapegar de tudo. Comecei a praticar obcecadamente o desapego. Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em como será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente.É fácil amar o outro na mesa de bar, quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando.
Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O rebolado.


domingo, 7 de dezembro de 2014

NO MEIO DO NADA

Talvez já nem tenha mais salvação? Sinto que as palavras mais propícias afim de descrever o que sinto, ainda não foram inventadas. Sinto que a única canção que conta em detalhes toda a minha dor, ainda não foi composta. Sinto que a ajuda da  qual disponho... realmente nem sabe que pode me ajudar - se é que alguém pode me ajudar. Estou cansado. Finalmente percebi que não posso – ainda que queira – continuar travando esta batalha. Minhas forças – que já eram escassas – acabaram de se exaurir. Eu não tenho mais por quês... não tenho mais motivos... eu não tenho nada...

Mentiras em 3x4....

A escrita e a fala têm a mesma pretensão tola de sintetizar as emoções, o calor e a frieza de um momento, o modo como você se sente quando o mundo te enxerga. Na escrita você tem a possibilidade de trabalhar as figuras de linguagem, como um filtro ou uma lupa para os sentimentos, na inocente certeza de que está alcançando seu objetivo. Assim começo esta crônica o que é dizer - Eu te Amo!? Como bem diz Martha Medeiros "EU TE AMO... NÃO DIZ TUDO! Você sabe que é ser amado(a) porque lhe disseram isso? A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e palavras. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, Que zela pela sua felicidade. Que se preocupa quando as coisas não estão dando certo."A minha liberdade não tem preço... Lutei por ela e não abro mão... Somente anotem em suas agendas... A justiça do homem é podre e falha... Mas... A maior justiça de todas... Esta não falha nunca... Lá na frente... Quando a máscara da malandragem cair... Serei o primeiro a rir... Mas também serei o primeiro a pedir piedade por vocês...

Pesquisar este blog