quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fim do Curso.

  
MEUS SENHORES E MINHAS SENHORAS: BOA NOITE.

Gostaria, inicialmente, de agradecer a presença do Coordenador do Curso de Direito, Profa. Siglea Lopes, do Prof. Cristiano Paiva, que leva o Nome de Batismo da nossa Turma de Formandos, do nosso Paraninfo, Prof. , do nosso Patrono Prof. ?, Dos nossos professores homenageados, ?, Da funcionária homenageada ?, De nossos parentes e amigos, que aqui se encontram, prestigiando esta solenidade de Colação de Grau. Nosso agradecimento especial à Comissão de Formatura, pelo seu prestimoso trabalho, sem o qual não seria possível a cerimônia que ora se realiza.

CAROS COLEGAS:

Neste memorável instante em que nossos destinos se preparam para o “Grande Encontro”, estou aqui a pretender cumprir, por determinação da bondade, da generosidade e da confiança de todos, a honrosa tarefa de porta voz de uma geração De Operadores do Direito.

É-me extremamente grata a incumbência de falar em nome dos meus pares, mas, ao mesmo tempo tarefa preocupante, dada deste evento, espero esta em condições de alçar-se à altitude deste indelével momento de nossas vidas particulares, onde todos os sentimentos se misturam ao embalo das emoções que se manifestam, em cada um de nós, por meio de gestos, lágrimas ou sorriso.

Quando ingressamos na Faculdade, éramos um grupo de pessoas estranhas e desconhecidas. Todavia, a mágica alquimia do tempo e dos corações operou preciosa mudança: aqueles estranhos transformaram-se em colegas e de colegas se fizeram amigos, amigos de todas as horas, alguns amigos talvez para sempre sempre. Este sentimento de amizade aflora com intensidade ainda maior neste momento, quando nos estamos separando, em busca cada qual de sua trajetória profissional, quer seja trilhado no exercício de atividade inerente à ciência jurídica ou não. Destarte, fica em cada um de nós a saudade do convívio com aqueles cuja amizade faz parte do rol de nossos bens imateriais, que são, afinal, os mais caros que conquistamos em nossas vidas.

Apesar de vivermos num mundo enfermo, consumista e imediatista, onde o egoísmo nos faz ignorar os despossuídos, agredir a natureza, desrespeitar os valores do humanismo e da solidariedade, somos mais fortes, quando treinados para a verdade, para a lealdade, para a empatia, para o companheirismo.

QUERIDOS COLEGAS:

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de prestar as nossas justas homenagens ao Emérito Educador, doutor quem a Turma quiser Homenagear o Manentendor ou alguém de igual valia? Neste indelével momento de nossas despedidas.  .

Caminhar por aqui na Faci é percorrer um caminho de idealismo, perseverança, trabalho e principalmente fé em nossos projetos”.

O respeitável patrimônio social e intelectual acumulado até aqui só foi possível graças a esta obstinação na busca dos nossos sonhos.”

A Pessoa que vai ser Homenageado(s) sempre teve o perfil de um homem simples, modesto sem afetação, idealista, merecendo, portanto, de nós, todo o respeito, admiração e carinho.

PREZADOS COLEGAS:

Quero fazer, nesta hora de despedida e congraçamento, uma exortação a todos nós, para um alerta sobre os perigos das TENTAÇÕES DO PODER.

O advogado, com a Constituição Federal de 1988, adquiriu o “status” de funcionário público, uma vez que é considerada peça indispensável para o funcionamento da Justiça. Sem o advogado não há justiça.

Qual seja a carreira jurídica a ser seguida por nós, quer como advogados, juizes, promotores, defensores públicos, procuradores ou delegados, devemos ter todo o cuidado com as Tentações do Poder.

O PODER quando bem exercido acarretará o bem para a sociedade, porém, quando mal exercido entregará a sociedade ao malefício.

Infelizmente, todos nós em algum momento da vida, acabamos por nos entregar à vaidade, ainda que mais tarde, a inteligência e o bom senso nos devolvam a sobriedade e a humildade necessárias. Vaidade do Poder, Vaidade da Riqueza, Vaidade da Onipotência, Vaidade da Onipresença.

Entretanto, aquelas vaidades não poderão jamais ofuscar a certeza de que elas são efêmeras à semelhança da própria vida terrena.

Não se pode esquecer AINDA de que os nossos atos e pensamentos serão a um só tempo, juiz e carrasco da nossa própria consciência e da nossa alma.

O Poder é capaz de erguer grandes obras, é capaz de suscitar o bem, é capaz de ser um verdadeiro catalisador da vontade comunitária.

Porém, o Poder também cega, deturpa, fascina, entrega as consciências e a alma ao maligno, entrega os homens à sua própria origem animalesca.

Jamais nos deveremos deixar levar por este Poder deletério, ou nos deixar abater frente às agruras do Poder ou frente às suas perigosas tentações. 

MEUS CAROS COLEGAS:

São inúmeras as dificuldades que os advogados enfrentam no desempenho de suas funções, principalmente, no início de carreira. A primeira grande dificuldade é buscar o nosso lugar num mercado de trabalho competitivo, no qual se destacarão aqueles que demonstrarem maior qualificação profissional.

Outros desafios virão pela frente, relativos à conduta ética, à competência profissional, à responsabilidade social, da soberana defesa da missão e da profissão por nós abraçados com tanto amor e carinho, desafios estes, que jamais deverão ser barreiras capazes de obstacular o nosso crescimento profissional.

Mas a vida e os desafios do dia-a-dia vão exigir cada vez mais novos saberes, tudo isto dentro de diferentes contextos e ambientes os mais diversos, num mundo da globalização de constantes e velozes renovações dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

Aprendam amar e cultivar a ADVOCACIA, em toda sua plenitude, sempre tendo por escopo o bem comum e a paz social. Como já dizia ARTHUR SHOUPENHAUER:

“Ser tanto duradoura a vitória quanto mais tardia for, porque os bons frutos demoram mais para amadurecer”.

A vida é cheia de possibilidades que nos desafiam a tentar coisas novas. É através deste momento que aprendemos a mudar e a crescer. Não esperem, pois, até amanhã para descobrir algo novo, uma vez que somos pessoas privilegiadas que merecem o melhor que a vida pode trazer.
Como já professava o Grande CHARLES CHAPLIN:

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve...... E a vida é muito para ser insignificante”.

PREZADOS COLEGAS:

Sigam em frente pela lida afora com as cabeças erguidas para o alto. Que os dias de suas vidas sejam cada vez mais róseos, cheio de realizações, sempre nos lembrando de que os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e muita persistência.  .

HÁ SERES QUE TÊM O DESTINO DOS HERÓIS ANÔNIMOS E A QUEM COMPETE CULTIVAR O AMOR

Nossos pais, heróis anônimos de nossas histórias particulares, amigos para sempre, trabalhadores incansáveis, que cultivaram com as sementes do amor os campos selvagens de nosso espírito.
A eles o nosso pleito de admiração e respeito.
A eles os nossos agradecimentos pelos longos anos de amor dedicados à causa de nossa formação profissional.
A eles, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado.
  
A eles, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado.

A eles, que se doaram inteiros e muitas vezes renunciaram aos seus sonhos, para que, pudéssemos realizar os nossos não bastaria um muitíssimo obrigado.
 A eles, que durante essa nossa longa jornada, foram compreensíveis nas longas viagens, e nos incentivaram, impedindo, que muitas vezes, desistíssemos.

A eles, pais por natureza, por opção e amor não temos palavras para agradecer tudo isso.

Ao PAI, o exemplo dado de fidelidade aos próprios ideais.

À MÃE, a ternura para com as nossas dores ocasionadas pelos primeiros encontros com a vida. Ao PAI, o valor intrépido para com o cumprimento da obrigação.

À MÃE, o carinho necessário para justificar nossa existência.

Ao PAI, o respeito exigente pelos padrões austeros da moral e do respeito.

À MÃE, o lirismo com que encheu nossos corações para a luta, pelo progresso, pelo amor, pela humanidade, pela Justiça, pela Paz e pela Liberdade.

É o que nos acontece agora, nesta noite maravilhosa, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Emoção essa que jamais seria traduzida apenas por palavras.

DIZEMOS SIMPLESMENTE, QUERIDOS PAIS, OS AMAMOS DE CORAÇÃO!

QUEREMOS FINALMENTE, AFIRMAR-TE COM EXTREMOSO ORGULHO: DESTES-NOS TUDO O DE QUE PRECISÁVAMOS PARA VENCER : “DUAS MÃOS PARA TRABALHAR E O SENTIMENTO DO MUNDO”. 

   
AOS NOSSOS PAIS AUSENTES:

A vocês pais que não puderam nos acompanhar até este pôr do sol de nosso curso.

A vocês que se recolheram no silêncio indecifrável da morte, ou, por outras razões, não puderam compartilhar conosco nesta MEMORÁVEL festa de formatura.

A vocês sabemos, entretanto, presentes em espírito, a vocês a certeza que o teremos sempre em nossa saudade.

No entanto, nossos corações estão com vocês. PARABÉNS, PARABÉNS, PAIS AUSENTES!

HÁ SERES QUE NASCEM PARA DAR CORES AO MUNDO

Queremos, primeiramente, de forma especial, render as nossas justas homenagens à querida funcionária ? pela dedicação profissional carinhosa, meiga e paciente com que sempre nos dispensou durante os cinco anos que juntos convivemos e que dela sempre necessitávamos.
A homenageada representou para todos nós um braço amigo, guia seguro de todas as horas difíceis de nossa espinhosa caminhada acadêmica. A ela o nosso eterno reconhecimento e gratidão por tudo que fizestes por nós.
 HÁ HOMENS QUE SÃO TRIGO E NASCEM PARA ALIMENTAR O MUNDO

Prezados professores, aqui homenageados, a quem nós, neste instante, ao tempo em que confirmamos nosso protesto de respeito, admiração, e estima e até mesmo de gratidão pessoal.
A todos vós, que alimentastes a fome de nossas interrogações com o trigo de vossa cultura, a certeza de que honraremos os esforços que fizestes e a convicção de que, no trigo com que nos alimentastes se fundará a orientação de nossa caminhada profissional.

HÁ SERES QUE SÃO OÁSIS EM NOSSAS VIDAS

Nossas esposas, esposos, filhos, irmãos, irmãs, tios, avós, demais familiares e amigos..... Oásis de certezas em nossos caminhos áridos. Nós sabemos e guardamos conosco o inestimável de suas existências e o valor de seu trabalho. A atividade não foi unicamente nossa. Sabemos que o esforço foi repartido entre todos. As alegrias e as preocupações, portanto, devem ser compartilhadas por todos, para que melhor possamos realizar os nossos ideais de amor e de respeito pelo ser humano.

  Formação profissional fosse também um aprendizado de vida, nosso imenso carinho e nossa imorredoura homenagem.  

CAROS COLEGAS:

Permito-me voltar novamente às emoções e às alegrias desta noite, usufruindo convosco os últimos momentos de uma vida em comum, que se estendeu pelo espaço cultural desses longos anos. Sim, jovens colegas meus, cidadãos do futuro, dentro em breve os cerimoniais estarão cumpridos. O desafio é grande, a jornada apenas se inicia; temos, pela frente, inúmeras e inúmeras horas de estudo, de trabalho, de esforço e dedicação, suor e lágrimas, vitórias e derrotas, alegrias e frustrações. A responsabilidade é enorme e o fardo é pesado; a batalha é incessante, e duradoura. A nossa função será promover a guarda da Constituição Federal e dos princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito.


Não poderíamos também deixar de reconhecer o esforço da FACI para a nossa formação profissional. A N0SSA QUERIDA CASA DO SABER, UM BREVE ADEUS, UM MUITO OBRIGADO E MUITAS SAUDADES ! 

Temos agora, caríssimos colegas, a responsabilidade de retribuir à sociedade o que nos foi investido nesses cinco anos de estudo e como cidadãos mais esclarecidos, devemo-nos melhorar também a consciência social do nosso país, lutar por um Brasil melhor, mais digno. Ser justo é fundamental para esse desenvolvimento. Poderemos então partir, AGORA. Mas, seguiremos, pela vida afora, embalados pela certeza de esperança de que dias melhores virão e NÃO DIGA JAMAIS QUE ESTE É O ÚLTIMO CAMINHO. A ESTE CÉU PESADO DE NUVENS VIRÁ OUTRO SERENO E CLARO E NESTE DIA, ESPERANDO MAIS QUE QUALQUER OUTRO O MUNDO ENTÃO OUVIRÁ O RUÍDO DE NOSSOS PASSOS.  .

TENHO DITO. MUITO OBRIGADO

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog